sexta-feira, 18 de maio de 2012


SUSTENTABILIDADE
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY FAZ INVESTIMENTO SEGURO NESSA IDEIA.

“O planeta não é sustentável sem controle de consumo”, principalmente dos recursos naturais, a exemplo da água foco do Projeto Sustentabilidade – Um novo Olhar para o Futuro - que vem sendo desenvolvido pelos alunos do 3º C, professores e gestão escolar com a colaboração de parceiros da comunidade e universidades.
Algumas etapas do projeto já foram realizadas em sala de aula e outras por meio de aulas de campo sobre o consumo da água na agricultura, na avicultura, no consumo domiciliar e industrial urbano.
No dia 25 de abril a professora de Geografia com os alunos visitaram o rio Pilarzinho, na oportunidade observaram o curso do rio, a sua vazão e por meio da análise de fotos antigas puderam concluir o quanto ela tem diminuído por conta de vários fatores, dentre eles o assoreamento. Na quinta-feira (17/05) os alunos acompanhados pelos professores de Física e Geografia e também pelos voluntários colaboradores: Sidival Calderan e Levi Gomes Ferreira da equipe da Vigilância Sanitária Municipal visitaram uma propriedade rural na estrada Cristalina para conhecer e analisar uma fonte de água  e o processo de captação.
O jovem geógrafo Sidival, explicou para os alunos o ciclo da água, os processos de captação, os reservatórios subterrâneos: freáticos  ou artesianos, entre outros assuntos relativos. Aproveitou para ressaltar a importância da proteção da fonte de água para que não ocorra contaminação, explicando que a Prefeitura em parceria com Governo Estadual por meio da Vigilância Sanitária vem realizando um estudo sobre a água de nosso Município e foi detectado que mais de 70% de nossas fontes nos imóveis rurais não está em boas condições de potabilidade, portanto além de uma possível escassez temos outro problema. Diante da problemática o Colégio pretende por meio do Projeto Sustentabilidade - Um novo Olhar para o Futuro - preparar os alunos, formando assim agentes multiplicadores na busca de uma sensibilização da comunidade em geral. 
Não basta somente “ver” e “julgar” precisamos “agir” e com extrema urgência. Dessa forma  como uma possível ação amenizadora  será feita instalação de um sistema de captação da água da chuva para reaproveitamento nas suas dependências, os grandes projetos tiveram inicio pelas pequenas mudanças concretamente realizadas.


“Água,
Manancial da vida que brota do chão profundo
E a ele retorna pra assim deixá-lo fecundo.
 Sem ela, pergunto:
Que será de nós nesse mundo?
O que é  futuro para nós
Em muitos lugares  já se faz presente”                                                              
                                                               CRM/2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário